10 formas de gerir melhor o meu orçamento

 Um orçamento doméstico é algo difícil de fazer. A aior parte das pessoas vai gastando conforme o que tem, aproveita subsídios de férias e de Natal para cobrir despesas inesperadas, ou maiores e assim vai. Não há normalmente um orçamento, não tiramos uma parte do salário para cobrir despesas que aparecem uma ou duas vezes por ano. Por exemplo, o IMI. Sabemos que o IMI vem uma vez por ano, mas quantas pessoas preparam o seu orçamento mensal para essa despesa? Ou o seguro do carro? 

Neste artigo vou dar-te sugestões para gerires o teu orçamento, para saíres das dívidas e da mentalidade de escassez. 

1 - Anota tudo o que gastas. Escreve num caderno, numa folha de excel tudo o que gastas. Em supermercado, gasolina, passes, almoços fora, compras por impulso, tudo. O café a meio da tarde? Anota. A compra daquele vestido na wish? Anota. A comida que te entregam à porta? Anota também. 

2 - No início do mês retira 10% do teu ordenado para uma conta poupança. Ah, mas 10% é muito. Não é. Estudos comprovam que 10% de um rendimento é diluído no decorrer do mês e esse dinheiro pode salvar-te numa aflição sem teres que recorrer a crédito. Se de todo em todo não consegues 10, pelo menos 5% põe de lado. No início do mês, porque se estiveres à espera do que sobrar, acredita que pouco será. 

3 - Faz um levantamento exaustivo de todas as tuas despesas. àgua, luz, renda, gasolina, tudo. Tudo o que te lembres que gastas no mês. 

4 - Faz um levantamento exaustivo de despesas anuais. Aquelas coisas que acontecem uma vez por ano, ou a cada 6 meses. O selo do carro, o IMI, o seguro do carro, etc

5 - Soma as despesas que viste em 3 e 4 e divide por 12 para saberes de quanto precisas mensalmente. 

6 - Faz o levantamento de todos os teus ganhos mensais e anuais. Lembra-te de acrescentar subsídios e salários, IRS e juros de contas. 

7 - Divide por 12. Se esta conta for maior que o que te deu anteriormente, sabes quanto podes por de lado sem afectar o teu nível de vida actual. Se for menor tens que pensar como baixar despesas e aumentar rendimentos. 

8 - De todas as tuas despesas percebe o que pdoes baixar. Negociar com o banco o crédito da casa? Com o operador de telecomunicações? Os seguros? Vê como podes baixar as tuas despesas faz os telefonemas que precisares. 

9 - Procura formas de rentabilizar o teu tempo. Seja como baby sitter, dog walker, explicações, há milhentas coisas que os outros precisam e com certeza algo saberás fazer bem. 

10 - Procura formas gratuitas de te divertires. Passear a pé e apreciar a vida não tem custo e não tem preço. 

Comenta aí se este artigo te ajudou e se conheceres mais alguma forma de gerir o teu orçamento partilha connosco nos comentários. 

Se quiseres conhecer mais do meu trabalho, clica no link! 

https://linktr.ee/terapeutacelinaoliveira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A minha primeira vez

12 formas de manter a energia da tua casa em alta

Como o Tarot te pode ajudar a conheceres-te?